Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As Cores Litúrgicas e seus significados




Regulamentado pelo Missal Romano, o uso das cores nas vestes litúrgicas da Igreja Católica possui alguns significados. As cores usadas são: roxo, branco, vermelho, verde, rosa e preto.

O branco é o símbolo da luz, alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. É a veste utilizada em Ofícios e Missas do Tempo Pascal e do Natal. Nas festas e memórias referentes a Jesus, exceto as da Paixão. A veste é utilizada nas festas e memória da Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não Mártires, na festa de Todos os Santos, na Natividade  de São João Baptista, na festa de São João Evangelista, da Cátedra de São Pedro e na Conversão de São Paulo.

A cor vermelha indica a caridade inflamante, as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e por seus Mártires. É usado no Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas- exceto São João, e ao celebrar os Santos Mártires.

O verde é usado nos Ofícios e Missas do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança da vida eterna, simbolizando a cor das plantas e das árvores. O roxo é usado no tempo do Advento e da Quaresma. Pode ser utilizado nas Missas pelos Mortos. Remete a penitência, aflição e melancolia. O rosa é destinado aos domingos Gaudete- terceiro domingo do Advento, e Laetare- quarto domingo da Quaresma. O preto não é mais utilizado no Brasil, sendo substituído pelo roxo. Remete ao luto e significa tristeza da morte e a escuridão do sepulcro. O dourado e o prateado são utilizados em dias de maior solenidade.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário