Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“A liturgia do advento nos convida a nos preparamos para acolher cristo”, diz Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Aparecida (Segunda-feira, 28-11-2011, Gaudium Press) Ontem, 27, foi o 1º domingo do Advento. Para marcar o início de tão importante período para a Igreja Católica, o arcebispo de Aparecida, São Paulo, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu às 8h, no Altar Central do Santuário Nacional, uma Celebração Eucarística. Em sua homilia, o purpurado explicou que o advento marca para os cristãos o início de um ano novo litúrgico e que neste novo ano o evangelho de destaque será o de São Marcos.
Dom Raymundo destacou ainda que o tempo do advento convida a todos a prepararem-se para a celebração natalina em uma dupla prospectiva. "Na primeira parte do tempo do advento a liturgia convida-nos a nos preparamos para acolher o Cristo que virá no fim dos tempo e levará à plenitude o seu reino ( ...)", disse. Já na segunda parte, que compreende a última semana, antes do Natal, "a liturgia nos convida a contemplar e meditar sobre o mistério da encarnação, o nascimento de Jesus, a primeira vindo do Filho de Deus, ocorrida há mais de dois mil anos", completou.
Conforme o purpurado, no tempo do advento, a liturgia apresenta-nos alguns personagens que devem nos ajudar a iluminar a nossa realidade e a vivê-la segundo o projeto de Deus: Isaias, João Batista, José e a Virgem Maria. "O texto de hoje é uma das mais belas e comoventes orações do Antigo Testamento", afirmou o prelado, explicando que o Evangelho de São Marcos narra parábola do homem que partiu para do homem que partiu para o exterior e confiou a sua casa à responsabilidade de seus empregados, "A parábola alerta-nos para a responsabilidade que temos de, a qualquer momento, sermos chamados a prestar contas a Deus, de nossa vida", disse Dom Raymundo.
Concluindo sua homilia, o cardeal comentou a respeito da nova Campanha para Evangelização cujo lema é "Ele veio curar nossos males". O arcebispo explicou que a campanha deste ano convida os cristãos a abrir o coração "para acolher Aquele que veio habitar entre nós para nos salvar e dar sentido a nossa vida. É por isso que a festa do Natal é um momento de singular importância no trabalho evangelizador. É o momento de aprendizado sobre o significado da nossa existência, de descobrirmos em Jesus, quem verdadeiramente somos", afirmou.
De acordo com a CNBB, o objetivo da Campanha para a Evangelização é coletar fundos que garantam a continuidade do trabalho evangelizador da Igreja Católica no Brasil. A coleta é feita no 3º domingo do Advento.
Com informações da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário