Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os Talentos que Deus dá a cada um dos homens são para serviço ao bem comum

Já estamos próximo do final do ano litúrgico. E a  liturgia nos chama atenção para apresentar o resultado dos dons e talentos que Deus nos deu durante este ano.
 Deus sempre dá a cada um de nós os talentos de acordo com as nossas possibilidades de produzirmos bons frutos de justiça,  de esperança e caridade para com todos. Deus nos ama e nos quer  vigilantes quanto à prática do bem e ao combate ao mal, pois de uma hora para outra Ele mesmo vem pedir que prestemos a conta dos talentos e dons que nos deu nesta vida, para receber a recompensa.
 O livro dos Provérbios nos apresenta a figura da “mulher virtuosa”, que sabe administrar a sua casa. É a dona de casa, a mãe zelosa e boa administradora do lar. Ela é generosa e tem o temor de Deus. Esses valores são verdadeiros  para hoje também e isso proporciona  uma vida  tranqüila e prospera. (cf. Pr 31,10-13.19-20.30-31)
Na primeira carta de São Paulo aos tessalocenses Ele fala dasegunda vinda do Senhor e como devemos esperar e preparar esse momento:vigilantes e sóbrios na presença do Senhor. Isso nos quer dizer que devemos ser fiéis a Deus e com os irmãos numa vida coerente no agir e na própria intimidade com Ele. Deus é bom e justo e nos quer sempre prontos para o seu chamado para a vida eterna que é para todos que o seguem na obediência dos Mandamentos e na prática da Fé.. (cf. 1Ts 5,1-6)
 No Evangelho de Mateus, temos a Parábola dos TALENTOS. Nosso Senhor Jesus Cristo fala da sua 2ª vinda no fim dos tempos e a atitude com que os discípulos devem esperar e preparar essa vinda.
Não enterre os dons que Deus te deu!
Deus nos quer vivendo bem, trabalhando para o Reino de Deus, usando os talentos que Ele nos deu. Ele nos assiste com a graça santificante que faz com que produzamos muitos e bons frutos. Comparou o julgamento do nosso agir com os talentos dados. Quem produziu tem a recompensa, mas quem não produziu por medo ou por preguiça de agir para o bem de si e dos outros não vai receber nada e ainda ficará fora do Reino definitivo, prometido por Deus (cf.Mt 25,14-30).
O mundo necessita que sejamos bons, justos e caridosos. A cada final de um ciclo litúrgico devemos fazer um exame de nossa vida.
Será que empregamos  bem os dons que Deus nos deu? Será que não negligenciamos os nossos talentos e deixamos passar o tempo sem fazer nada em prol de nossa família, de nossa sociedade e do ideal de  civilização cristã?
 Então, nesse momento devemos pedir perdão pela nossa não iniciativa de fazer o bem e de não colocar os nossos talentos a favor da glória de Deus,  mas prometer a Deus que faremos um novo começo para ter um bom fim. Assim, o mundo tornar-se-á  melhor e a nossa vida encherá de perfumes das nossas realizações na construção de um Reino de Deus e sua justiça aqui na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário