Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 13 de março de 2014

Diocese de Novo Hamburgo realiza 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Canela - Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 11/03/2014, Gaudium Press) O grupo do terço dos homens da Paróquia São José, na cidade de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia 6 de abril, no Parque do Saiqui, em Canela, o 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens. A atividade tem como objetivo consolidar, uniformizar e difundir ainda mais essa devoção entre o público masculino.

rosario_maria.jpg
Segundo a coordenação do evento, a ideia de reunir um número expressivo de participantes num mesmo ambiente para um encontro em nível diocesano surgiu devido ao aumento desse fervor mariano entre os homens, antes uma tradição tipicamente feminina, mas que nos últimos anos se consolida cada vez mais com o sexo masculino. Já são aproximadamente 411 homens rezando o terço, em devoção a Maria Santíssima.

A programação do encontro terá início às 8h30min, com a acolhida, seguida pela animação e cantos. A primeira palestra ocorrerá às 9h10min, com o tema "Devoção Mariana". Às 10h10min, será realizada mais uma palestra sobre o tema "O que é o Terço dos Homens". Após um breve momento de animação e cantos, haverá a oração do terço junto à imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, às 11h. Ao meio-dia será servido um almoço de confraternização.

No turno da tarde, a partir das 13h30min, será feito um trabalho em grupo, dom exposição de dúvidas, respostas e sugestões. Às 14h20min, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento. Na sequência, às 14h50min, serão apresentados os testemunhos. A Consagração a Maria e a Coroação de Nossa Senhora acontecerá às 15h30min. O encerramento do evento se dará às 16, com missa solene, presidida pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel.

A oração do terço
Chama-se terço (cinco dezenas) porque é a terça parte do rosário (15 dezenas, hoje são 20 dezenas, depois que João Paulo II acrescentou os Mistério Luminosos ao rosário)). Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 "Pai-nosso". No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar às vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.

O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade e de Maria, e é também uma oração inspirada na Bíblia, como podemos observar: reza-se cinco vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus) e 50 vezes a Ave-Maria (que contém a saudação do anjo e de Izabel a Maria). 
A contemplação da vida de Jesus é o tema central do Rosário. (FB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário