Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 18 de março de 2014

Na Casa Santa Marta, Papa pede para encontrarmos a misericórdia através do perdão

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-03-2014, Gaudium Press) Perdoar para encontrar misericórdia, pois este é o caminho que traz a paz aos nossos corações e ao mundo, segundo o Papa Francisco, na homilia da Santa Missa celebrada na manhã desta segunda-feira, na Casa Santa Marta.
papa_francisco.jpg
Ao comentar a exortação de Jesus, "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso", o Santo Padre afirmou que "não é fácil entender este comportamento de misericórdia", pois estamos acostumados a julgar.

"Somos pessoas que não dão naturalmente um pouco de espaço à compreensão e também à misericórdia", disse.

Para ser misericordioso, analisa o Papa, são necessárias duas atitudes: A primeira seria o "autoconhecimento", ou seja, saber que "fizemos muitas coisas ruins e que somos pecadores". E, diante do arrependimento, "a justiça de Deus se transforma em misericórdia e perdão" para nós. Porém, é necessário se envergonhar dos pecados.

"É preciso se envergonhar! Envergonhar-se diante de Deus, e esta pequena vergonha é uma graça: é a graça de ser pecador. ‘Eu sou pecador e tenho vergonha diante de Vós, e vos peço perdão. É simples, mas é tão difícil dizer: "Eu pequei'", explicou.

A outra atitude para se tornar misericordioso, continuou, seria "ampliar o coração", porque "um coração pequeno" e egoísta, é incapaz de misericórdia.

Para o Santo Padre, um coração grande "não condena, mas perdoa e esquece", pois Deus se esqueceu dos seus pecados e perdoou-os.

"Ampliar o coração. Isso é bonito! Sejam misericordiosos", exclamou.

Finalizando sua homilia, o Pontífice ainda reforçou que "o homem e a mulher misericordiosos têm um coração grande, amplo", sempre desculpam os outros e pensam nos seus pecados, sendo este o caminho da misericórdia que devemos pedir a Deus.

"Se todos nós, se todos os povos, as pessoas, as famílias, os bairros, tivéssemos essa atitude, quanta paz existiria no mundo, quanta paz nos nossos corações. Porque a misericórdia nos conduz à paz. Lembrem-se sempre: ‘Quem sou eu para julgar?'. Envergonhar-se e ampliar o coração. Que o Senhor nos dê esta graça." (LMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário