Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: Santíssimo Nome de Jesus; Santa Genoveva, virgem; São Teógenes, mártir
Primeira Leitura: Primeira carta de São João 2, 29; 3, 1-6
Leitura da primeira carta de São João:
Caríssimos, 29Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. 3E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. 4Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. 5Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. 6Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 97/98

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.
R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus. Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai.
R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Salmodiai ao Senhor com a cítara, ao som do saltério e com a lira. Com a tuba e a trombeta elevai aclamações na presença do Senhor rei.
R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 29-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. 31Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. 32(João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) 33Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. 34Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.

- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor.


Comentário ao Evangelho do dia feito por São Jerónimo
(347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja - Sobre Isaías, cap. 11
«É Aquele que baptiza com o Espírito Santo»
«Brotará uma vara do tronco de Jessé (pai de David) e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor» (Is 11,1-2). Esta profecia diz respeito a Cristo. [...] Os judeus interpretam a vara e a flor que brotam do tronco de Jessé como sendo o próprio Senhor: para eles, a vara é o símbolo do ceptro real e a flor o da Sua beleza. Nós, os cristãos, vemos na vara que brota do tronco de Jessé a santa Virgem Maria, a quem ninguém se uniu para a fecundar. Era a Ela que se referia anteriormente o mesmo profeta: «Olhai: a jovem está grávida e dará um filho» (7,14). E na flor reconhecemos o Senhor nosso Salvador, que diz no Cântico dos cânticos: «Eu sou o narciso de Saron, o lírio dos vales» (Ct 2,1). [...]
Sobre esta flor que brota subitamente do tronco e da raiz de Jessé através da Virgem Maria, vai repousar o Espírito do Senhor, pois «n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade» (Col 2,9). Não de um modo fragmentado como nos outros santos, mas [...] segundo o que se lê no evangelho de Mateus: «Aqui está o Meu servo, que escolhi, o Meu amado em Quem pus todo o Meu enlevo. Derramarei sobre Ele o Meu espírito e Ele anunciará a verdadeira fé às nações» (Mt 12,18; Is 42,1). Aplicamos esta profecia ao Salvador, sobre Quem o Espírito do Senhor veio repousar, o que significa que estabeleceu n'Ele a Sua morada eterna. [...] Como testemunha João Baptista, desce para ficar sobre Ele sem cessar: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas Quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'». [...] Este Espírito chama-se «Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de ciência e de temor do Senhor» (Is 11,2). [...] Ele é a única e mesma fonte de todos os dons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário