Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Razão e Fé




A fé é requisito essencial para salvação?
A Obra é requisito essencial para salvação?
Já estou salvo?
As perguntas estão sendo feitas para que possamos trazer a nossa inteligência, o que pensar sobre  assunto.

Na Carta aos Hebreus, no Capítulo 11, nos traz uma definição bem interessante sobre a fé:

 "1 A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2 Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. 3 Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível".
Todas as definições que nos falam de fé, tentam nos levar a uma palavra que versaria certamente sobre os que almejam uma vida plena em Deus, que é a Verdade, é claro que ao buscarmos a Verdade, como dito pelo próprio Senhor Jesus, nos levaria a uma intimidade grande com o Criador e Suas Obra, de maneira ordenada, mas muitas das vezes, damos definição a palavra verdade naquilo que não.
Vou explicar, Jesus nos ensinou que Ele é o Caminho, Verdade e Vida, assim cremos que se buscarmos uma fé pautada neste ensinamento, somos tendenciosos a cumprir leis e mandamentos do Pai, que nos leva a Santidade. Há várias palavras do Senhor sobre Verdade, inclusive nos dá uma conotação de Liberdade: "...a verdade vos libertará..."
Assim , muitos ao definir a fé, definem como verdade. Quando digo que a salvação é requisito essencial para salvação, estou me colocando contrária a verdade de fé, pois, a salvação, não precisa ser alcançada pelo homem, vez que, a salvação já nos foi alcançada por Jesus Cristo na Cruz e predita pelo Profeta Isaias, no Capítulo 53:


"4 Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. 5 Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. "
Notemos o "papel" de Jesus Crucificado, como que Ele sofreu por causa de nossas falhas, pelo nosso afastamento da verdade, ou seja, por falta de uma fé enraizada, que vem corroendo a humanidade até aos fundamentos. Parece, a grosso modo, que a Salvação não nos foi dada e que depende de nossa busca, para  te-la.
Na verdade, precisa-se, por meio de nossas ações, permitir que a salvação já alcançada, possa transformar a nossa vida, com uma conversão autentica, de homens que praticam obras com fé, onde as virtudes teologais tenham papel preponderante para uma vida plena diante de Deus,  dando seguimento nesta vida a vida eterna em Deus, Uno, Trino e Santo.
São Tiago no Capítulo 2, diz : "14 De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? 15 Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano,16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17 Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. 18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 20 Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? 21 Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? 22 Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. 23 Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). 24 Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? 25 Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? 26 Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta." 
Assim falo, para que tenhamos um entendimento mais apropriado sobre a fé e sobre as obras, que devem estar  intimamente ligadas as virtudes teologais ditas por Paulo, na Carta aos Corintios.
Amados, quando somos batizados recebemos o Espírito Santo, Deus Clemente, O Mestre, como fala Deus Pai a Santa Catarina de Senna, a função do Espírito Santo em nós é de convencimento do pecado, da justiça e do juízo,observemos o que fala Jesus no Evangelho de São João 16: "7 Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. 9 Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. 10 Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; 11 ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado. 12 Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. 13 Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão."
Nós precisamos deixar o Espírito Santo agir, para que tenhamos o convencimento e o conhecimento da verdade, sob pena, por sermos Templos do Espírito Santo, lugar aonde habita Deus, de sermos destruídos.l

Assim amados, quando pelo pecado que obscurece a razão e a fé, não permitindo que haja luz em nós, trás consequências  drásticas, pois afeta a nossa inteligência, que foi iluminada no Batismo pelo Espírito Santo,  fique "a deriva", sem rumo, buscando em locais distante de Deus a sua vontade, permitindo que o mundo influencie a inteligência e, não mais o Espírito Santo.
A Luta é grande, mas se estivermos em sintonia, permitindo que a  nossa inteligência, seja iluminada na verdade, dando vida  para a nossa razão e a nossa fé, certamente, entenderemos bem os designos de Deus e com Ele criaremos grande amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário