Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 18 de março de 2013

Nós nos cansamos de pedir perdão a Deus, diz Papa Francisco, no Ângelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-03-2013, Gaudium Press) Próximo do meio dia, hora de iniciar o primeiro Ângelus do Pontificado do Papa Francisco, a Praça de São Pedro estava completamente cheia, e os peregrinos que iam chegando por todas as vias de acesso, particularmente pela Via Ottaviano, procurando chegar não diretamente a Praça vaticana mas a Via della Conziliazione que dá direto na Praça São Pedro, para poder, se não ver, pelo menos ter algo de contato com o Papa.
primeiro_angelus2.jpg
Papa Francisco, de seus aposentos, no primeiro Angelus
de seu pontificado. Foto: Gustavo Kralj / Gaudium Press
Era o primeiro contato do povo romano, e dos milhares de peregrinos presentes nestes dias na cidade eterna, com o Papa Francisco na oração do Angelus de domingo. Calculam-se em cerca de 200.000 pessoas presentes. O tema do Angelus, muito apropriado pra inicias uma relação de de "amizade": o comentário do Papa do evangelho do dia sobre a mulher adúltera.
"Estou contente por este encontro convosco seja num domingo; este é um dia para que nós cristãos nos sudemos, falemos, como o estamos fazendo aqui, agora, nesta praça grande, que graças a medida, tem as dimensões do mundo", iniciou dando as boas vindas o Papa.
"O rosto de Deus é o de um Pai misericordioso que sempre tem paciência(...) Não se cansa de nos perdoara se soubermos voltar a Ele com o coração contrito. Grande é a misericórdia dos Senhor". "Se Deus não perdoasse tanto, o mundo não existiria", afirmou o Santo Padre, ressaltando ressaltando esse atributo essencial da divindade que é sua capacidade de perdão.
O Papa e a Virgem de Fátima
O Papa, continuando com seus comentários espontâneos que vai intercalando aos textos que leva preparados por escrito, incluiu uma recordação pessoal, de uma peregrinação de uma imagem da Virgem de Fátima: "É bonita, a misericórdia! Lembro-me, quando apenas era bispo, em 1992, chegou a Buenos Aires, a Virgem de Fátima e foi realizada uma grande missa para os enfermos. Fui atender confissões naquela missa. E quase no final da missa levantei porque tinha que administrar uma confirmação.
Venho até mim uma mulher já anciã, humilde, de m,ais de oitenta anos, Eu a olhei e disse: "Vovó -porque ali chamamos aos anciãos- vovó, queres confessar-e? Sim, me disse. " Mas a senhora não tem pecado..." E ela me disse: "Todos temos pecados'... ‘Ma o Senhor não a perdoa?' ‘O Senhor perdoa tudo' me disse, com segurança. ‘Mas, como sabe isto, senhora?' ‘Se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo no existiria'. Me deu vontade de pergunta-lhe: ‘Diga-me, senhora, a senhora estudou na Universidade Gregoriana?' porque essa é a sabedoria que dá o Espírito Santo: sabedoria interior da misericórdia de Deus. Não nos esqueçamos esta palavra: Deus nunca se cansa de perdoar, nunca!".
primeiro_angelus1.jpg
Foto: Gustavo Kralj / Gaudium Press
Deus não se cansa de perdoar nos, é o homem que se cansa de procurar Deus pra implorar sua misericórdia: "Bem, o problema é que nós nos cansamos de pedir perdão! Mas Ele nunca se cansa de perdoar; somos nós os que, às vezes, nos cansamos de perdão. E não temos cansar nos nunca, nunca. Ele é o Pai amoroso que perdoa sempre e cujo coração está cheio de misericórdia pra todos nós. Temos que aprender a ser mais misericordiosos com todos. Invoquemos a intercessão da Virgem Maria, que teve em seus braços a Misericórdia de Deus feito Homem".
Finalmente o Pontífice saudou os peregrinos presentes, vindos "de varias partes da Itália e do Mundo, assim como aqueles que se unem a nós através dos meios de comunicação", pelos quais foi possível ouvir os aplausos dos presentes.
Gaudium Press / Saúl Castiblanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário