Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dom Orani: outubro, o mês do rosário

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 07-10-2013, Gaudium Press) "Outubro, o mês das Missões, é o mês em que somos convidados a refletir sobre a atualidade do Santo Rosário em nossa vida cristã", escreveu Dom Orani João Tempesta, em seu mais recente artigo sobre a oração do Santo Rosário, em alusão ao Mês das Missões, organizado pela Igreja no Brasil.

dom_orani_joao_tempesta.jpg
No dia em que a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Dom Orani afirma que, durante este mês, "devemos reforçar a nossa devoção mariana empreendendo a Oração do Rosário em família, em grupos de orações, nos setores pastorais, nas comunidades e nas paróquias", pois esta "devoção contemplativa" nos faz meditar sobre os mistérios de nossa redenção.

"É uma oportunidade de chegar às pessoas em todos os lugares e começar ali um grupo católico, embrião de uma futura pequena comunidade. Neste tempo em que tanto falamos de Paróquia como comunidade de comunidades, uma das formas de iniciarmos uma comunidade é através da oração. São oportunidades que nos ajudam a viver o trabalho pastoral. Mas a Oração do Rosário também precede as celebrações eucarísticas, acompanha-nos nas viagens, nos tempos de reflexão, andando pelos caminhos, nos momentos de alegria ou aflição, fazendo-nos próximos do Senhor que nos conduz e ilumina nossas vidas", disse o Arcebispo.

Ao citar a Carta Apostólica sobre o "Rosário da Virgem Maria", escrita pelo Papa João Paulo II, Dom Orani usa as palavras do Santo Padre para dizer que o "Rosário é o compêndio dos Santos Evangelhos: o Rosário é um dos percursos tradicionais da oração cristã aplicada à contemplação do rosto de Cristo", pois "coloca-se ao serviço deste ideal, oferecendo o 'segredo' para se abrir mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo".

"Digamos que é o caminho de Maria. É o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, de silêncio e de escuta. É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo à sua Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo fato de Ela viver d'Ele e para Ele. Na Ave Maria, apropriando-nos das palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a procurar sempre em Maria, nos seus braços e no seu coração, o 'fruto bendito do seu ventre' (cf. Lc 1, 42) "(cf. RVM 24)".

Ainda de acordo com o Arcebispo, apesar de vivermos em meio as correrias do dia a dia, em uma sociedade desorientada, "a Virgem Maria continua cantando em nossos corações: 'Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes' (Lc 1,52-53)", pois a "simpatia especial pelo 'Terço', rezado por toda a Igreja", é uma maneira de encontrar nele uma maneira prática de estar com Deus.

"Aqui, os grupos do 'terço dos homens' se multiplicam. Agora também com o 'terço das mulheres', além dos vários grupos de espiritualidades marianas. O evento arquidiocesano 'Senhora do Rosário' quis reunir em nossa catedral, para uma Oração do Terço, todos os grupos que se empenham comunitariamente em rezá-lo", enfatizou o prelado.

Finalizando o artigo, Dom Orani convidou os jovens, que já sabem rezar a oração do Santo Rosário, para ensinar esta devoção para seus companheiros e amigos "que ainda não experimentaram a riqueza desta oração mariana", pois assim, "rezando o terço, iremos crescer sempre na maior intimidade com a vida do Cristo Redentor".

"Que Nossa Senhora do Rosário nos ajude a redescobrir a beleza e a atualidade do Santo Rosário. E peço a todos: rezem nas intenções da igreja, do Santo Padre, e também por mim e pela nossa Arquidiocese!", concluiu. (LMI)

Com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário