Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Na Audiência Geral, Papa indica: "Maria imagem e modelo da Igreja"


Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-10-2013, Gaudium Press) - Peregrinos de diversos países estiveram hoje na Praça São Pedro para rezar com o Papa e ouvir suas palavras proferidas tradicionalmente nas quartas-feiras na Audiência Geral.
papa_francisco_destaque.jpg
O Santo Padre deu continuidade a suas reflexões sobre a Igreja. Hoje ele ressaltou especialmente a figura de Nossa Senhora indicando-a como imagem e modelo da Igreja.

O documento conciliar Lumen Gentium, que diz: "Como Santo Ambrósio ensinava, a Mãe de Deus é a figura da Igreja na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo", foi o ponto de partida para suas considerações.
Foram apresentados, então, três aspectos de Nossa Senhora, em âmbito eclesial: Maria como "modelo de fé", "modelo de caridade" e "modelo de união com Cristo".

"Em que sentido Maria representa um modelo de fé para a Igreja? Perguntou o Pontífice, para ele mesmo responder:
"A fé de Maria é o cumprimento da fé de Israel e, neste sentido, ela é modelo de fé da Igreja, que tem como centro Cristo, encarnação do amor infinito de Deus. A sua fé, porém, recebe uma luz nova quando o anjo Lhe anuncia: "Tu serás a Mãe do Redentor". Nela se cumpre a fé de Israel".

O Papa Francisco mostrou o segundo aspecto: "Maria, modelo de Caridade" no seio da Igreja, fazendo novamente uma pergunta: Em que modo a Virgem Maria é exemplo vivo de amor? Pensemos em sua disponibilidade na visita a sua prima Santa Isabel: ela trazia em seu seio o Filho de Deus.

"Nossa Senhora quer levar, também a todos nós, o grande dom que é Jesus e, com ele, nos traz o seu amor, a sua paz, a sua alegria. Assim, também a Igreja é enviada a levar Cristo e o seu Evangelho a todos", afirmou o Papa.
Na verdade, a principal ajuda que Igreja é enviada a levar aos homens é Cristo: ela não anuncia a si mesma, mas anuncia o amor de Cristo, que renova o mundo. A Igreja aprende isto, pelo exemplo do amor de Maria, mostrou o Pontífice.

O Santo Padre falou sobre o terceiro aspecto de Maria como modelo: ela é "modelo de união com Cristo". O Papa ensinou que Nossa Senhora vive imersa no mistério de Deus feito homem, como sua primeira e perfeita discípula, meditando tudo no seu coração, à luz do Espírito Santo, para compreender e pôr em prática toda a vontade de Deus.

O Santo Padre continuou sua homilia, afirmando que Maria nos ensina a estar sempre unidos a Jesus! E, ao encerrar suas palavras, lembrou que toda a ação da Santíssima Virgem, mesmo as mais comuns no dia-a-dia de uma mulher judia, eram realizadas sempre em união perfeita com Jesus e com a vontade do Pai.

Ao final, o Papa abençoou os presentes. (JSG)
Da Redação - Com informações Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário