Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Considerações sobre os Sacramentos

Introdução
O homem foi criado por Deus e colocado no mais magnífico local da Terra, que era o Paraíso terrestre. Sendo o Paraíso local de uma felicidade superior à natureza humana, Deus conferiu a Adão e Eva, além dos dons naturais, dons sobrenaturais (a graça, que capacitava o homem a ir para o Céu) e dons preternaturais, como:
a) a integridade (funcionamento perfeito da inteligência, vontade, bem como dos órgãos da sensibilidade),
b) a imortalidade (não morreriam),
c) ciência infusa (não precisava se esforçar para conhecer as coisas, tanto pelo lado científico quanto simbólico)
d) domínio sobre os animais e sobre a natureza.
 Ali deveriam viver todos os homens, já nascendo com aqueles dons e destinados a, após uma existência cheia de santidade e felicidade, serem levados para o Céu sem passarem pela morte.
Tal plano de Deus envolvia:
a) Que cada pessoa progredisse na virtude e desenvolvesse admiravelmente suas próprias perfeições;
b) O serviço de Deus e progresso na virtude os homens deveriam fazê-lo juntos, colaborando uns com os outros e influenciando uns sobre os outros;
c) Formariam assim uma sociedade e um Estado perfeito, com uma civilização e cultura admiráveis, que poderiam ser poderosíssimos auxiliares na santificação.
A humanidade era chamada pois a embelezar prodigiosamente o Paraíso terrestre, e edificar ali uma cultura e uma civilização de perfeição absolutamente maravilhosa.
Entretanto, o pecado original – decorrente da tentação do demônio e da queda de Adão – degradou o homem, que perdeu os dons sobrenaturais (a graça) e preternaturais, teve a desordem dentro de si e ficou sujeito à morte, às doenças, lançado em meio a uma natureza hostil.

O pecado original fez ruir portanto aquele plano maravilhoso.

Mas o plano de Deus, quanto ao fim do homem, continua substancialmente o mesmo, envolvendo: a) Que os homens devem santificar-se; e não apenas isoladamente, mas formando uma sociedade; b) Que eles devem pois constituir um Estado, uma cultura, uma civilização, como meios para sua santificação e para a glória de Deus; c) Aqueles que morrerem em estado de pecado mortal serão condenados e irão para o inferno, e juntos dos anjos rebeldes sofrerão eternamente. Aqueles que se santificarem, salvar-se-ão e irão para o Céu, para a glória celeste. O término dessa maravilhosa obra divina marcará o término da História na Terra.

Continua dia 16/02

Fonte de referências: Os Sacramentos – D. José A. Mattoso, Bispo da Guarda – União Gráfica – Lisboa – 3ª Edição – 1949

Nenhum comentário:

Postar um comentário