Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Papa nomeia novo Secretário do Colégio Cardinalício

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-01-2014, Gaudium Press) O Arcebispo Dom Ilson de Jesus Montanari foi nomeado nesta terça-feira, 28, pelo Papa Francisco como o novo Secretário do Colégio Cardinalício.

arcebispo_dom_ilson_de_jesus_montanari.jpg
O Colégio Cardinalício é formado atualmente por 199 cardeais, onde 107 são eleitores e 92 com mais de 80 anos não possuem o direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.

Oriundo da cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, Dom Ilson ingressou no Seminário "Maria Imaculada", onde logo depois, em 1985, estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1989 e incardinado no clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, retornando à sua cidade natal como Pároco.

Em Ribeirão Preto, exerceu a função de chanceler e coordenador de Pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e Vigário Forâneo da Zona Oeste.

Dom Ilson retornou a Roma em 2002, para cursar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, tornou-se Oficial na Congregação para os Bispos.
O religioso ainda foi nomeado Capelão de Sua Santidade (2002-2004).

Ao ser nomeado novo secretário da Congregação para os Bispos, no dia 12 de outubro do ano passado pelo Papa Francisco, Dom Ilson expressou algumas palavras de gratidão aos presentes no Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis, em Sertãozinho, local onde recebeu a ordenação episcopal:

"Rezem por mim para que eu não seja pastor que dispersa e afugenta, mas no meu coração Deus possa sempre escavar lugares para acolher e cuidar de todos, principalmente dos mais feridos. Peço que aceitem que os represente na figura da Mãe de Deus, a Senhora Aparecida". (LMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário