Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os mil rostos de uma Mãe

Nossa Senhora da Ressurreição
O culto a Nossa Senhora remonta ao início da Cristandade, e foi crescendo ao longo do tempo, fazendo-A figurar na pluma dos mais insignes pensadores, nos lábios dos mais eloquentes pregadores, e também nas obras dos mais talentosos artistas.
Imagens de Maria ao longo da história
Em dois milênios de Cristianismo, a figura ímpar de Maria Santíssima foi representada das mais variadas formas. Em sua fase inicial, a Igreja A concebeu como Virgem Orante, com os braços abertos em sinal de prece, ou ainda como Virgem Mãe, deixando transparecer uma divina pureza em suas feições.
No período românico, Maria é principalmente representada como Mãe de Deus, majestosa, ereta, com olhar hierático. Sentada em trono como Rainha, tem sobre os joelhos Jesus, a Sabedoria Eterna, e O apresenta ao fiel num gesto respeitoso e acolhedor.
Virgen Blanca – Toledo
Século XII
Na Cristandade medieval, a hieraticidade cede lugar ao movimento. O Menino Deus “muda” de posição: tal imagem O apresenta num dos braços da Mãe, tal outra sobre os joelhos. A figura da Virgem ganha em destaque e simbolismo.
Em pleno auge do gótico, tudo canta o louvor à Santíssima Virgem: inúmeras igrejas são levantadas em Sua honra, multiplicam-se nos púlpitos as referências a Ela, e a Liturgia A celebra abundantemente. Na pintura e na escultura, a Rainha e Mãe toma ares de uma nobre dama que brinca com seu Filhinho e O abraça com todo afeto. “Sempre foi verdade — afirma o padre Dinarte Passos — que o estilo gótico atingiu o ideal em todas as artes, também, portanto, na arte marial” ⁽¹⁾.
O neo-paganismo renascentista rompe os estreitos vínculos entre a arte e a Fé: a escultura e a pintura se materializam. No período Moderno, enquanto progredia a técnica de como fazer, perdia- se em boa medida o espírito de como criar. Mas as manifestações de devoção a Nossa Senhora não deixaram de crescer também nessa época.
Nossa Senhora do Apocalipse – Espanha
Mil formas de representá-La
Sendo Mãe, Maria quer entrar em contato com seus filhos, procura adaptar-Se aos bons aspectos deles, transmite-lhes mensagens. Daí nasceu o culto à Virgem Maria designando-A pelo nome do local onde Ela apareceu: Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo.
Outras invocações expressam veneração por algum aspecto de sua vida, como Nossa Senhora Menina; ou algum episódio do Evangelho, Nossa Senhora do Desterro, que evoca a fuga para o Egito. Há também formas de representá-La de acordo com as particulares circunstâncias em que Ela nos ajuda: Nossa Senhora dos Mares ou Nossa Senhora da Estrada, protetora dos viajantes.
Nos países do Oriente a Virgem aparece em costumes e ambientes locais: Imperatriz da China, Nossa Senhora do Japão, etc.
Nossa Senhora Imperatriz da China
* * *
A Maternidade Divina de Nossa Senhora é tão sublime que A coloca acima de todas as outras criaturas. Na expressão do Cardeal Caietano: “Somente a Bem-aventurada Virgem Maria chegou aos confins da divindade por sua própria operação natural, já que concebeu, deu à luz, engendrou e alimentou com seu leite o próprio Deus” ⁽²⁾.
Em vista de tanta sublimidade, ninguém será capaz de exprimir de modo perfeito e acabado as mil facetas d’Aquela que, segundo São Tomás, tem uma “certa dignidade infinita” ⁽³⁾. Poderá alguém, ao menos, escolher entre várias representações de Nossa Senhora alguma cujo olhar exprima mais adequadamente Aquela que “chegou aos confins da divindade”?
.
.
⁽¹⁾ Cf. PASSOS, CM, Dinarte Duarte. A Imagem da SS. Virgem através da História. Revista Eclesiástica Brasileira, v.VII, f.IV, p.868.
⁽²⁾ CAIETANO, apud ROYO MARÍN, OP, Antonio. Teología de la Perfección Cristiana. 9.ed. Madrid: BAC, 2001, p.89.
⁽³⁾ SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica, I, q.25, a.6, ad.4.
.
Adaptação do artigo do Pe. Antonio Guerra, EP, “Um olhar com mil facetas”, Revista Arautos do Evangelho, nº 100 – Abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário